Jesus Discriminaria?

Jesus Discriminaria?
Escrito por Administrator

Instintivamente nos todos sentimos que a resposta deve ser um retumbante NÃO!

Ainda assim vivemos em tempos onde muitas igrejas estão liderando esforços para negar aos gays e transgeneros proteção igualitária dentro da lei.

O Brasil estás prestes a tomar uma decisão histórica. Pela primeira vez, uma lei especificamente dirigida à proteção dos GLBTs – gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais – encontra condições reais de ser votada e aprovada, colocando nosso país na vanguarda do respeito aos direitos das minorias e, por extensão, de todos os cidadãos.

Trata-se do PLC (Projeto de Lei da Câmara) nº 122/2006, atualmente em discussão no Senado Federal depois de ter sido aprovado na Câmara dos Deputados. Grosso modo, o Projeto altera a Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, que define os crimes resultantes de preconceito de raça e cor, e passa a definir "os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião, procedência nacional, gênero, sexo, orientação sexual e identidade de gênero".

Uma vez que tantas igrejas estão invocando o nome de Jesus para justificar sua posição contra os direitos dos gay e trasgenero, nos convidamos as cabeças pensantes de todo o mundo para responder a esta simples questão:

O que Jesus faria?

A resposta não é difícil de encontrar. Um dos temas do ministério de Jesus era o conflito recorrente com os Fariseus, um poderoso grupo de lideres religiosos legalistas. Os Fariseus estavam esperando pela vinda do Messias, e eles criam que isso somente aconteceria quando sua nação inteira se tornasse “correta” (santa, pura). Então, em sua forma de pensar, qualquer um que falhasse em seguir sua lista particular de regras estaria trazendo uma maldição a sua nação .

Isso lhe soa familiar?

A lista de pessoas desprezadas pelos Fariseus era longa:

Os Samaritanos eram considerados heréticos e impuros etnicamente;

As pessoas doentes eram consideradas pecadoras, uma vez que Deus as estava punindo assim;

Mulheres não tinham valor algum para o discipulado;

Os pobres, que nunca tiveram nem tempo nem dinheiro para manter os rigorosos ritos de pureza religiosa, eram considerados aquém de graça de Deus.

Jesus enfaticamente rejeitou a cada um desses preconceitos. Você pode ler as historias por si só em sua Bíblia . Ex: João 4:1-42; Lucas 10:29-37; João 9:1-34; Lucas 8:1-3; Mateus 11:16-19, 5:38-48 e 9:18-26.

Um exemplo clássico esta em Mateus 8. Lá, um soldado romano pede a Jesus para que cure seu “pais”. Este é um termo grego utilizado antigamente para se referir a um servo que era ao mesmo tempo o parceiro homossexual do seu mestre (K.J. Cover, Greek Homossexuality (Harvard University Press, Cambridge, 1978),p16). Quando o soldado diz: “Senhor, meu parceiro esta em casa paralisado, em uma crise terrível”, Jesus se compadeceu na mesma hora e não usou palavras de exclusão ou condenação. Ele simplesmente disse, “ Eu irei e curá-lo-ei.”

No dialogo que se segue, Jesus felicita o soldado romano por ter mais fé que qualquer um que Ele já tivesse encontrado e assegura ao soldado que ele se assentaria no Reino dos Céus com Abraão, Isaac e Jacó. Pelo milagre da cura, Jesus preservou este relacionamento amoroso do mesmo sexo. ( para mais informações sobre o termo grego referido acima e como ele deve ser traduzido, veja o livro recomendado abaixo).

A Palavra de Deus é clara. Jesus se recusou a permanecer atado ao preconceito cultural. Repetidamente, Ele tomou a causa dos oprimidos e os defendeu contra os lideres religiosos de visão curta.

Uma Simples Lição da Historia.

Infelizmente, a Igreja tem falhado regularmente em viver o exemplo de Jesus. Muito frequentemente no passado nos temos utilizado mal a Bíblia para justificar a discriminação, agindo mais como Fariseus que como seguidores de Jesus. Hoje nos revemos este incidentes com vergonha. Considere os exemplos seguintes:

Escravidão- Jefferson Davis, Presidente da Confederação dos Estados da América:

“[Escravidão] foi estabelecida pelo decreto do Poderoso Deus... Está sancionado na Bíblia, em ambos Testamentos, do gênesis ao Apocalipse...Ela existiu em todas as épocas, foi encontrada entre o povo das sociedades mais avançadas, e entre nações com alta capacidade artística”

Casamento Inter-racial- Os artifícios de um juiz da Virginia em 1959 para defender leis proibindo este tipo de casamento:

“O Deus Todo Poderoso criou as raças, branca, negra, amarela e vermelha, e as colocou em continentes separados. E, a não ser por interferência destes arranjos, não existiria causa para tais casamentos.”

A História se repete:

“Os mesmos que, usaram a bíblia para “provar” que os brancos eram uma raça superior e que a escravidão era uma instituição estabelecida por Deus, hoje a usam como arma para banir os gays. O tempo passou, hoje as igrejas se envergonham da escravidão e morte dos “hereges” como Galileu e outros...
A bíblia não mudou, continua a mesma, mas sua interpretação mudou. Novas informações cientificas e mudanças sociais são alguns dos fatores que contribuem para a mudança e desenvolvimento de nossas crenças.
É notório que a consciência cientifica da homossexualidade atual, não existia até o século dezenove.” Rev.Cristiano Valério

Uma Chamado à Ação.

Nós convidamos os cristãos de boa vontade a ter coragem para seguir o exemplo de Jesus. Especificamente, nós convidamos os cristãos de todo o mundo a seguir quatro passos para acabar com a historia de perseguição aos gays e transgeneros da igreja:

1- Devemos rever nosso compromisso com a honestidade.

“Não prestarás falso testemunho”. Êxodo 20:16. Este é um dos mais básicos mandamentos de Deus. Muitos cristãos hoje estão brincando folgadamente com a verdade, fazendo afirmações sem profundidade sobre a população gay e trensgenero, sem mesmo separar tempo para investigação da verdade. Por exemplo, algumas afirmações confidenciais de que “os gays escolhem ser daquele jeito” e “ os gays podem mudar sua orientação se quiserem” e “as vidas gay e ‘trans’ indiscutivelmente não são saudáveis.” Nenhuma dessas afirmações têm qualquer base na realidade ou mesmo na ciência. Como cristãos, Deus espera que amemos a verdade, procuremos a verdade, mesmo que ela não seja tão popular.

2-Nós devemos nos educar tomando o desafio de nos tornarmos amigos genuínos de pessoas gays e transgeneros, como Jesus fez antes de nós.

Jesus deu o exemplo. Ele foi amigo genuíno de todo o tipo de pessoa, incluindo aquelas a quem seus contemporâneos originariamente se referiam como “pecadoras.” Qualquer um que queira realmente saber a verdade a respeito de gays e transgeneros precisa reservar tempo para conhece-los, ter uma refeição com eles, iniciar uma conversa real com eles.

3-Nós devemos re-examinar com cuidado o que a Bíblia nos ensina sobre relacionamentos de mesmo sexo.

Em muitas situações no passado, a “sabedoria cristã aceita” esteve errada. Por séculos, muitos na igreja se opuseram vigorosamente ao direito das mulheres ao voto, condenaram os casamentos inter-raciais, e apoiaram a escravidão- sempre insistindo que a Bíblia dava suporte ao seus pontos de vista. Agora entendemos melhor.

Diante disto, devemos ser cuidadosos. O preconceito cultural é uma força poderosa que frequentemente devasta nossos esforços de interpretar as Sagradas Escrituras objetivamente. Nós te convidamos a re-examinar cuidadosamente o que a Bíblia diz a respeito das pessoas gays e transgeneros. Recomendamos:

Apostila - Homossexualidade e a Biblia – Rev.Yvete Dube*

4- Devemos parar de usar a lei para ferir pessoas gays e transgeneros.

A despeito do que qualquer um acredite ser verdade sobre gays e transgeneros, não há razão alguma para prejudica-los. Promover leis que proíbem um gay de ver seu (sua) companheiro (a) em uma sala de emergência nos momentos finais de sua vida não é algo cristão, e sim algo realmente cruel. Promover leis que recusem o reconhecimento de uma propriedade compartilhada por um casal de mesmo sexo, portanto forçando um parceiro a vender seu lar quando o outro morre, isso não é cristão- é simplesmente mesquinho.

O esforço de alguns cristãos modernos de privar famílias gays de direitos civis básicos é vergonhoso e deve acabar. Jesus não esperaria menos que isso.

Nós, o povo das Igrejas da Comunidade Metropolitana desejamos permanecer com Jesus na defesa daqueles que têm sido alvos injustiçados – e nós o convidamos a se ajuntar anos para que façamos o que Jesus realmente faria!