ACERCA DA HOMOFOBIA ECLESIÁSTICA

ACERCA DA HOMOFOBIA ECLESIÁSTICA
Eugênio Ibiapino
A visão que as igrejas têm da homossexualidade ainda tem sido de bastante hostilidade e preconceito. São posicionamentos que em nada contribuem para aumentar a auto-estima das pessoas e serve como um entrave na luta por cidadania.
No dia 06/11/94, a Folha Universal, órgão oficial da Igreja Universal do Reino de Deus, citava algumas aberrações ao se referir à homossexualidade. Que todos os homossexuais são viciados, doentes, promíscuos e que não seríamos filhos de Deus, entre outras aberrações. Como também fui citado nominalmente, enviei uma carta ao referido jornal como direito de resposta. Posteriormente, enviei outras para a OAB e Sindicato dos Jornalista do Rio de Janeiro e outras entidades de direitos humanos.
Como o jornal NÓS POR EXEMPLO tem um caráter democrático e informativo, sendo um dos principais veículos de comunicação da comunidade homossexual, resolvi fazer uma pequena reflexão acerca da homofobia eclesiástica. Por ter analisado o alto índice de pessoas que passam por um processo de auto-isolamento e ficam carregando um forte sentimento de culpa, imposto sobretudo pela maioria das igrejas "cristãs" e obviamente reforçado pela família, meios de comunicação social e demais parâmetros dos sistemas opressor.
Como homossexual e como cristão, quero dizer que, infelizmente, este é um processo "normal" que acontece com a maioria dos homossexuais. Aprendemos desde cedo que qualquer relação que não seja procriativa é pecado e abominável. Uns conseguem se libertar do sentimento de culpa e auto-repressão, outros carregam pelo resto da vida a imposição da solidão e do medo. Vivemos em uma sociedade que não nos educa para respeitar as diferenças. Assim, a dificuldade não é somente para nós, homossexuais, mas para os negros, mães solteiras, deficientes físicos, índios, menores abandonados, trabalhadores, enfim, as minorias exploradas e oprimidas.
A Bíblia não diz, em nenhuma parte, que a homossexualidade seja pecado. Ela não discute nunca a orientação sexual. Não disse em nenhuma parte que as pessoas gays e lésbicas podem e devem mudar sua orientação sexual, porque não se encontra nenhuma palavra para homossexual, no original grego ou hebreu da Bíblia. A palavra homossexual só foi criada em 1869, pelo Dr. Benkert, usando duas raízes lingüísticas (homo, do grego e, sexual, do latim). Portanto, como a Bíblia foi escrita de dois a quatro mil anos atrás, não poderiam os escritores sagrados terem usado uma palavra criada no século passado.
A palavra grega mais comum para o amor romântico (que inclui sexualidade) é EROS, que nunca ocorre em todo o Novo Testamento.
A homossexualidade também constitui uma forma de amor e onde existe amor, aí Deus está. É melhor assumir a homossexualidade do que viver reprimido, ouvindo sermões homofóbicos, que em nada contribuem para a busca da cidadania pessoal e coletiva.
Jesus Cristo morreu para apagar os nossos pecados e não nossa sexualidade. Segundo o evangelho, para quem quer se tornar filho de Deus é necesário buscar a presença do Pai e andar sob os seus mandamentos, porém, quem anda sob os mandamentos de DEUS não deve julgar mal e condenar os outros. Assim sendo, a homofobia continua afastando os homossexuais de suas relações de fé com Deus e para com a sociedade de conjunto.
De nada adianta falar todas as línguas do mundo se não tiver amor, já dizia São Paulo. Os cristãos que nos julgam mal e nos discriminam, se esquecem da palavra do evangelho: Mateus 7.1-3 "Não julguem, porque vocês serão julgados da mesma forma que julgarem o próximo.Por que você fica olhando o cisco no olho do seu irmão e não vê a trave que está no seu próprio olho?"
A prática do amor entre as pessoas do mesmo sexo é mais antiga do que a própria Bíblia. Existem documentos egípcios de 500 anos antes de Abraão, que revelam a prática do homoerotismo. No oriente, o homossexualismo sempre foi muito praticado, desde toda antiguidade. Entre os hititas, povo vizinho e inimigo de Israel, havia mesmo uma lei autorizando o casamento entre homens, 1.400 A.C. Apesar de muitos pastores e sacerdotes condenarem a homossexualidade, um crescente número de excelentes exegetas de alta categoria reconhece agora que a Bíblia não sustenta a base para tal julgamento. A ignorância continua sendo mãe de todos os males. Necessitamos de novas informações que poderão trazer novas liberdades. "A VERDADE VOS LIBERTA", disse Jesus. Os poucos textos bíblicos utilizados para condenar os homossexuais têm sido distorcidos, mal traduzidos e interpretados incorretamente. O resultado tem sido muito prejudicial contra os quais o texto original não estava dirigido, resultando em condenação e falsos julgamentos.
Jesus nunca condenou ou discriminou o amor romântico (sexual) e relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo. Continuamente, pregava sobre a importância do verdadeiro amor, sobre a justiça e fraternidade. A Bíblia repetidas vezes nos mostra e reomenda o amor entre pessoas do mesmo sexo: Davi e Jônatas, Ruti e Noemi, Jesus e o discípulo amado, Paulo e Timóteo. São exemplos bíblicos de intenso e profundo amor entre pessoas do mesmo sexo.
"Disse Jesus: Desta maneira, todos saberão que vocês são os meus discípulos, se se amarem uns aos outros." Visto que Deus nos ama, estamos também habilitados para amar a nós mesmos e amar aos demais: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei". Mesmo sendo homossexual, nada me impede de ser cristão, ou mesmo praticar outra religião.
Como cristão, serei julgado e justificado pela fé em Cristo e pelas obras realizadas, baseadas na justiça, liberdade e fraternidade, não a partir de minha orientação sexual. "EU VIM PARA QUE TODOS TENHAM VIDA, E VIDA EM ABUNDÂNCIA". Desta forma, Jesus não indicou um o outro seguimento da sociedade, mas todos terão direito a uma vida plena. É inaceitável o silêncio, a indiferença das igrejas "cristãs" diante do derespeito aos direitos humanos dos homossexuais. O absurdo de se matar um homossexuala cada semana, por causa da homofobia, sem que as autoridades tomem alguma providência no sentido de, pelo menos, punir os culpados.
Todos esse absurdo é reforçado pelos sermões homofóbicos praticados por padres e pastores sobre a homossexualidade, mostrando-a não como uma opção sexual, mas como desvio, pecado, abominação, deixando a grande maioria dos seus fiéis indiferentes a tudo que acontece com as pessoas homossexuais, inclusive os assassinatos.
Faço um chamado aos sacerdotes, pastores e aos demais cristãos para uma pequena reflexão e auto crítica. Nunca é tarde para se reconhecer o erro. "Voltar" a Jesus é o primeiro passo para reforçar a construção de uma sociedade sem exploração e opressão.
"Voltar-se" é o significado literal da palavra "Arrepender-se", tanto em hebreu como em grego, os idiomas da Bíblia. Isto significa abandonar as atitudes e ações destrutivas e limitadoras para começar uma nova vida de Amor, liberdade, paz e esperança que Deus nos oferece em Jesus Cristo.
Como cristãos, comemoramos o natal, nesta época. Que o espírito libertador nasça e cresça em nossos corações, para que sejamos firmes na busca de uma vida saudável para todos. Que o cristianismo seja mais um instrumento de combate à homofobia e não mais um componente de imposição, medo e sentimento de culpa para as minorias exploradas e oprimidas.
Finalizando, desejo para todos um natal bastante gay ( alegre e atrevido!)