Lei estuda a implantação de banheiro GLBTT

Lei estuda a implantação de banheiro GLBTT
12 Jun - 10h15 - Redação Baixada

A polêmica está de volta com o projeto de lei 51 de autoria do vereador Carlos Santana de Fortaleza/CE. A idéia surgiu depois das conferências municipal, estadual e nacional do público LGBTT. Para tentar acabar com a discriminação sexual em locais públicos, o projeto prevê a criação de mais um banheiro em estabelecimentos como bares, restaurantes e casas de show.

Além do masculino e feminino, deve ser instalado um exclusivo para travestis, transexuais e transgêneros. O terceiro banheiro já existe em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro e em São Luiz, no Maranhão.

Para ser aprovado em Fortaleza, o projeto de lei precisa receber 28 votos dos parlamentares da Cãmara de Vereadores.

Ainda não foi definido o dia para a votação, mesmo assim, o vereador diz que já existe até um projeto sugerindo um modelo de banheiro que deve ser bem diferente.

Segundo o vereador, a Atrac - Associação dos Travestis do Estado do Ceará, está apoiando o projeto de lei. Mas, para a gestora de políticas públicas LGBTT, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Andréia Rosati, um projeto como este é preocupante. Afinal, seria mais um forma de discriminação. Para ela, o que o Ceará precisa é de campanhas para combater o preconceito e a fiscalização para as leis que estão no papel sejam cumpridas.